Óleo de milho – a sua influência na pele, cabelo e unhas

O óleo de milho não só enriquece o sabor de molhos e saladas, como também pode ser utilizador para melhorar o estado da pele, do cabelo e das unhas. Quais as propriedades e utilizações cosméticas do óleo de milho? Qual a sua composição?

Óleo de milho – composição

O óleo de milho é um dos melhores óleos vegetais utilizados nos cuidados pessoais. A sua composição determina-o pois contém um total de 85% de ácidos gordos insaturados, nomeadamente óleo linoleico (ómega 6) e oleico (ómega 9). Além disso, é rico em vitaminas A, C, E e vitaminas do grupo B.

Óleo de milho – propriedades cosméticas

O óleo de milho mais saudável que pode obter é o óleo não refinado e prensado a frio. O produto natural é cor-de-laranja ou vermelho, e depois de todos os processos de purificação, assume uma cor amarela. O óleo de milho pertence aos óleos secos, isto é, os óleos que oxidam em contacto com a luz ou a humidade. Portanto, para preservar as suas propriedades pelo maior tempo possível, armazene-o de acordo com as recomendações, ou seja, num local seco e à sombra. O óleo de milho está disponível em lojas de alimentos orgânicos e na Internet, enquanto o óleo destinado à culinária está disponível nos supermercados.

O óleo de milho apresenta propriedades antioxidantes e nutre, hidrata e fortalece de forma eficaz. Além disso, regenera as membranas celulares danificadas e inibe o envelhecimento celular.

Óleo de milho – utilização cosmética

Uma vez que o óleo de milho é rico em vitaminas, ácidos gordos insaturados, fitoesteróis e muitos outros nutrientes, é eficaz no cuidado de todos os tipos de pele. As suas propriedades serão apreciadas por mulheres que têm pele seca, oleosa, mista, madura e atópica. O óleo de milho ajuda no tratamento da psoríase graças ao equilíbrio dos ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, que aliviam a inflamação da pele e resolvem o problema da desidratação e descamação da epiderme.

O óleo de milho pode ser utilizado no tratamento capilar com óleos capilares. Cabelo hidratado e bulbos reforçados são os efeitos benéficos da utilização regular do óleo de milho. Além disso, o óleo de milho combate a perda excessiva de cabelo. O óleo deve essa propriedade ao conteúdo de vitamina K, que permite a absorção adequada de cálcio.

Óleo de milho e seus efeitos na pele

O óleo de milho pode ser aplicado em pele seca e húmida, dependendo das nossas necessidades. Contudo, a hidratação conferida será completa. Para tal, basta aplicar algumas gotas do óleo na pele, em zonas selecionadas, fazendo uma pequena massagem. O óleo de milho também pode ser aplicado no rosto: em pequenas quantidades, para que possa ser facilmente absorvido. Nada impede que enriqueça um creme ou bálsamo corporal com algumas gotas de óleo para intensificar os seus efeitos.

O óleo de milho também pode ajudá-la realizar o tratamento capilar com óleo. Para muitas mulheres, o cuidado capilar é uma tarefa desagradável e dispendiosa: implica não só a escolha dos cosméticos certos (que são muito caros), como também uma utilização hábil e sistemática. Imagine que pode cuidar do seu cabelo de forma diferente do que apenas lavá-lo com champô e aplicar um condicionador. Para este efeito, aplique óleo no cabelo. O óleo de milho será uma boa escolha. A quantidade de óleo depende do comprimento e da espessura do cabelo, do grau de desidratação e da extensão da irritação. Depois de uma hora, é aconselhável lavar o cabelo com um champô sem ingredientes irritantes, como SLS e SLES. E isso seria o suficiente.

O tempo que dedica ao cuidado capilar é desproporcionalmente baixo para os benefícios da aplicação regular de óleo de milho no cabelo:

  1. Nutrição. O óleo de milho contém uma grande variedade de vitaminas e minerais que nos proporcionam um cuidado abrangente do cabelo e do couro cabeludo. Inclui vitaminas A, C e K e cálcio, magnésio, potássio, iodo e ácidos gordos saturados.
  2. Regeneração. O óleo de milho acalma as irritações do couro cabeludo, acelera a renovação celular e repara os danos no cabelo.
  3. Fortalecimento. O óleo de milho fortalece o cabelo e os folículos capilares e reduz o risco de danos químicos.
  4. Melhoria geral do estado do cabelo. O óleo de milho melhora a circulação sanguínea e ajuda na luta contra a caspa.

Óleo de milho e o seu efeito nas unhas

As unhas devem ser nutridas com óleo de milho da mesma maneira que a pele e o cabelo são nutridos. Para tal, espalhe algumas gotas de óleo por toda a placa ungueal e pelas cutículas que a envolvem. Pode aguardar até que seja absorvido ou lavar após alguns minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *