Honestidade Verdadeira sobre seus Produtos de Cuidados com a Pele: Como Ler e Entender INCI em Rótulos de Cosméticos?

Honestidade Verdadeira sobre os seus Produtos de Cuidados da Pele

Se você está procurando cuidados com a pele de alta qualidade, então você precisa estar ciente das informações completas sobre os produtos que compra. Os rótulos dos produtos de cuidados da pele oferecem informações úteis que lhe dão uma compreensão mais profunda sobre aquilo que está verdadeiramente em seus produtos.

A sigla INCI (abreviatura de Nomenclatura Internacional para Ingredientes COSMÉTICOS) é usada para relatar a composição dos produtos de cosméticos e cuidados da pele. Ela lista cada ingrediente usado em um produto de acordo com o nome científico estabelecido. Algumas marcas decidem incluir os nomes INCI, a lista de ingredientes e/ou os nomes comerciais, mas algumas vezes, apenas os nomes INCI pode ou serão usados. Os nomes INCI são o padrão em toda a União Europeia, fruto de uma legislação Europeia obrigando os fabricantes a identificar todos os seus ingredientes nos rótulos dos produtos.

Uma vez que o novo usuário entenda os princípios básicos da INCI, eles serão capazes de realizar sua própria análise dos ingredientes de seu produto de cuidados da pele. Aqui estão alguns fundamentos que podem ajudar você a fazê-lo:

1. Os nomes INCI são estabelecidos oficialmente, assim lhe ajudará a identificar todos os ingredientes que entram na fórmula, e também ajudará você a estabelecer seus próprios parâmetros de aquilo que você deseja compor os produtos que compra.

2. Os ingredientes são apresentados de acordo com a quantidade, então aquele primeiro ingrediente listado compreende a maior parte do produto. Isso significa que aqueles ingredientes que aparecem perto do final são geralmente usados ​​em uma quantidade menor.

3. Existem alguns nomes INCI que são usados ​​para descrever vários ingredientes. Por exemplo, o nome INCI para almíscar é ”alpha-isterol”.

4. Uma vez que você se familiarize com a estrutura e os princípios básicos de INCI, nomes como óleos vegetais, óleos essenciais, amas de limpar ou alcoóis serão mais facilmente reconhecíveis.

Retorno à verdadeira honestidade com os produtos de cuidados da pele

Os produtos de cuidados da pele são muito mais do que uma embalagem atraente, promessa de resultados surpreendentes ou achamos que saudável para o nosso corpo. Eles são, na verdade, uma combinação de muitos ingredientes químicos que, no final do dia, influenciam significativamente a nossa pele a longo prazo. Você deve ter o cuidado de estar ciente de todas essas informações antes de incorporá-las em sua rotina. Lembre-se que todos os produtos vendidos legalmente têm uma lista de ingredientes presentes na embalagem, então, é muito importante analisar esses rótulos cuidadosamente.

Compreender os princípios básicos da INCI pode lhe ajudar a tomar uma decisão informada sobre os seus produtos de cuidados da pele. Este padrão internacional possui muitos benefícios, pois ele está universalmente entendido e usado. No entanto, ainda existem algumas áreas de esforço que precisam ser melhoradas. Por exemplo, existem muitos compostos botânicos que não têm nomes INCI para serem identificados e, assim, fica difícil identificar alguns dos ingredientes naturais de produtos diretamente dos rótulos.

É importante lembrar que a lista de ingredientes listada na embalagem de um produto por vezes não mostra nomes comerciais com os nomes INCI. Além disso, alguns fabricantes apenas usam nomes comerciais e não INCI para identificar produtos que possuem a estrutura semelhante, como ácido lático ou ácido esteárico, que estão presentes em muitos produtos de cuidados da pele. Seu nível de familiaridade com os nomes INCI vai ser muito útil nestas situações, pois lhe permitirá fazer o seu próprio raio-x e julgamento dos ingredientes do produto.

Uma vez que você entenda os princípios básicos da INCI, você estará pronto para começar a prestar atenção na lista de ingredientes em seus produtos de cuidados da pele. Lembre-se de que, se os nomes INCI forem listados no produto, eles sempre virão primeiro na lista de ingredientes. A partir daqui, existem alguns passos que você pode seguir quando quiser ler e entender os rótulos em que você está lendo detalhadamente os ingredientes:

1. Analise cada ingrediente em separado verifique se tem ingredientes que você não conhece.
Se sim, procure informações sobre cada ingrediente buscando em pesquisas sobre a INCI, para ter a certeza de que se trata de um ingrediente que não representa nenhum risco para a sua saúde ou para a pele.

2. Se possível, procure confirmação de um dermatologista ou de outro profissional de saúde sobre o uso dos ingredientes. Isso lhe ajudará a estar completamente seguro de que está usando produtos de cuidados da pele seguros e adequados para a saúde da sua pele.

3. Se o ingrediente for um óleo vegetal, como óleo de oliva ou óleo de coco, verifique se está listado em uma quantidade adequada. Se forem usados ​​em quantidades muito pequenas e só aparecem na lista como a última entrada, isso muitas vezes significa que eles não estão presentes em altas concentrações.

4. Se você está preocupado com os possíveis efeitos dos produtos que usa, procure por produtos que mostrem o selo de testes certificados clinicamente. Esses testes podem revelar se um produto pode promover ou prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

5. Observe também alguns dos outros nomes que podem aparecer nos rótulos, incluindo cera de abelha, óleos essenciais, álcool ou ácidos alfa-hidroxi (AHAs). Certifique-se de que estão acompanhados de texto que descreve o que eles fazem e que qualidade deles tem.

6. Os produtos que contêm certos produtos químicos